God Loves the World – (Deus Ama o Mundo)

widgets

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

JESUS CRISTO: O Cordeiro de Deus - João 1:29,36 [(JESUCRISTO: EL Cordero de Dios - Juan 1:29,36) - (JESUS CHRIST: The Lamb of God - John 1:29,36)]

passover lamb photo: Passover Lamb passover-lamb-wallpaper.jpg






WordProject



João

Capítulo:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 
13 14 15 16 17 18 19 20 21









passover lamb photo: Passover Lamb passover-lamb-wallpaper.jpg


João 1
29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 



30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um varão que foi antes de mim; porque já era primeiro do que eu. 


31 E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. 

32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba, e repousar sobre ele. 

33 E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 

34 E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. 

35 No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; 

36 E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. 







1. JESUS CRISTO
O Cordeiro de Deus 
(João 1:29,36)









passover lamb photo: Passover Lamb passover-lamb-wallpaper.jpg

Êxodo 12:3
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. (BVN)

Nota Homilética (*)

1. O cordeiro da Páscoa era o sacrifício aceitável que Deus mesmo tinha instituído.

1.1 Jesus é nossa Páscoa (1 Co 5:7), é o Cordeiro de Deus (Jo 1:29).

2. O cordeiro tinha de ser sem defeito (v 5)

2.1 Cristo cumpriu esta exigência (1 Pe 1:18,19)

3. O cordeiro tinha de ser separado para o sacrifício quatro dias antes do dia 14 (v 3)

3.1 assim como Cristo entrou em Jerusalém no dia da separação do cordeiro, e morreu no mesmo dia do sacrifício.

4. O cordeiro precisava ser imolado pela congregação inteira (v 6)

4.1 assim como Cristo foi sacrificado pelos líderes civis e religiosos de Israel e de Roma e pela vontade da turba popular, em prol do mundo inteiro

5. Nenhum osso do cordeiro podia ser quebrado (v 46)

5.1 Compare João 19:33 e 36.

6. O sangue do cordeiro era o símbolo do sangue do cordeiro de Deus, e fazia estar sobre o povo a proteção divina contra a escravidão do pecado e o castigo (v 13)


6.1 Assim também, o sangue de Jesus nos liberta da escravidão de Satanás e da punição eterna.


(*) Fonte: Bíblia Vida Nova








O CORDEIRO DE DEUS

"COMO UM CORDEIRO FOI LEVADO AO MATADOURO, E COMO A OVELHA MUDA PERANTE OS SEUS TOSQUIADORES, ASSIM ELE NÃO ABRIU A SUA BOCA." ISAÍAS 53:7

"EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO." JOÃO 1:29

"E, VENDO PASSAR A JESUS, DISSE: EIS AQUI O CORDEIRO DE DEUS." JOÃO 1:36

"E, OLHEI, E EIS QUE ESTAVA O CORDEIRO SOBRE O MONTE SIÃO", APOC 14:1

Assim que o pecado entrou no mundo, foi necessária a morte de um inocente que agradasse a Deus em favor ao verdadeiro culpado. Para cobrir a nudez que o pecado evidenciou em Adão e Eva o SENHOR Deus fez túnicas de peles, e os vestiu. Assim Deus ensinou a necessidade da morte de um inocente para cobrir um culpado (Gên. 3:21). O primeiro sacrifício com animal relatado na Bíblia foi o que Abel fez oferecendo dos primogênitos das suas ovelhas. O SENHOR atentou para o sacrifício do animal em contraste ao sacrifício de Caim que ofertava frutos da terra. Em Gênesis 22:7,8 há um exemplo do costume do povo de Deus que usava cordeiros em seus holocaustos, assim entende-se a profecia que Cristo seria o "Cordeiro de Deus". Isaque achava estranho fazer um holocausto apenas com fogo e lenha então Abraão profetiza dizendo, "Deus proverá para Si o cordeiro para o holocausto". Assim era o costume de adoração entre o povo de Deus e é visto que a única razão para o povo de Israel pedir ao Faraó permissão para sair do Egito era: “para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus.” (Êx. 3:18). Um sacrifício, um inocente em lugar do culpado, é o que agradou o Senhor desde o começo, e Ele não muda (Mal 3:6). Se qualquer culpado espera ser aceito pelo eterno e santo Deus, têm que ser através do sacrifício do inocente pelo culpado. Essa é maneira que o justo Juiz ordenou. Um sacrifício de animais mostrava seriedade nas promessas também entre os homens. Em Gênesis 31:54, para firmar em público diante de Deus e dos homens o compromisso que Jacó e Labão tinham feito “ofereceu Jacó um sacrifício”. O compromisso de salvar todos que se arrependem e crêem pela fé no sacrifício dado por Deus, um compromisso lavrado entre Deus Pai e o Filho, foi firmada em público diante de Deus e os homens pela cruz.
O significado do sacrifício de um animal em muito nos ensina doutrinas básicas e sérias sobre Deus e da salvação por Cristo. Podemos entender que a morte é necessária para pagar o pecado (Ezeq 18:20; Rom 6:23); o inocente pagará pelo culpado e Deus pode, pela maneira que Ele estipulou, ser agradado. Entendemos também que é necessária obediência perfeita para que Deus aceite o sacrifício dado (ver o exemplo de Caim, Gên. 4:2-4; Heb 11:4, e de Cristo, Fil. 2:8). Qualquer animal para o sacrifício não serve. Até mesmo o tipo, a idade e sexo do animal foi determinado por Deus. A maneira como o sacrifício deve ser feito e oferecido também foi estipulado por Deus. O sacrifício da páscoa dá um exemplo bem claro para este estudo.
Em Êxodo capitulo 12, a páscoa foi instituída por ordem de Deus antes mesmo do seu povo sair do Egito. As qualificações para o sacrifício eram um cordeiro, um macho, sem mácula, tomado entre as ovelhas ou as cabras, de um ano de idade (Êx. 12:5). A cerimônia do sacrifício também tinha que ser observada. Para ser aceito, o cordeiro era guardado do décimo até ao décimo quatro dia, sacrificado à tarde e o seu sangue era um sinal para o Senhor não ferir ninguém na casa onde havia o seu sangue posto na porta. A sua carne deveria ser assada no fogo, com pães ázimos, e comida com ervas amargas. Nada dele deveria ser comido cru, nem cozido em água, a sua cabeça e os pés com a sua fressura. Nada podia ser deixado até o amanhecer. Os próprios participantes daquela primeira páscoa também precisavam preencher algumas qualificações. Os que comiam na páscoa tinham que estar vestidos para viajar e tinham que comer apressadamente (Êx. 12:6-11). Tudo isso o povo deveria obedecer e tudo disso significava algo sobre Cristo e os que seguem-nO (Heb 1:1).
Quando João clamou, "Eis aqui o Cordeiro de Deus", todos os tipos e símbolos tinham que ser cumpridos em Cristo. Durante a vida de Cristo, e especialmente na sua morte, a profecia de Isaías foi cumprida (Isa 53:7; Mat. 26:61-63; I Ped 2:22,23). Jesus era o sacrifício dado por Deus (João 3:16; Isa 28:16; 42:1; I Ped 2:4). Cristo era do tipo certo pois era "de Deus" tomado entre o povo (João 1:11, "o que era seu"; Mat. 26:45, "Filho do homem") e guardado à parte até que foi "chegada a hora" certa (João 17:1). Cristo era o sacrifício de Deus sem mácula (II Cor 5:21; Heb 4:15; I Ped 2:22) e precioso diante de Deus (I Ped 1:19) como foi precioso o cordeiro de um ano. Assim como a páscoa foi sacrificada à tarde, Jesus também foi crucificado à tarde (Mat. 27:46; Mar 12:34; Luc 23:44; João 19:14) e a aspersão do seu sangue é o sinal que Deus respeita (Heb 9:14; 12:24). Quem têm o sangue de Cristo em seu coração nunca verá a morte mas já passou da morte para a vida (João 5:24; II Tess 1:10; I João 1:7). A morte de Cristo é acompanhada pela tristeza e o sofrimento da mesma maneira que a carne da páscoa era assada no fogo e comida com ervas amargas (Mat. 26:37-44, "começou a entristecer-se e a angustiar-se muito"; II Cor 7:10, “a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação”). Assim como nenhuma parte da carne da páscoa deveria ficar para depois, nada do corpo de Cristo foi deixado na cruz ou no sepulcro além da hora prevista pois ressuscitou no terceiro dia (Mat. 28:1-6, "Ele não está aqui") exatamente como foi profetizado (Mat. 16:21). Os que "comem" de Cristo pela fé (João 6:55,63; Rom 1:17, "o justo viverá da fé") comem se preparando para peregrinar (Rom 6:4, para andar "em novidade de vida"; I Ped 2:11,12) honestamente entre os gentios até o "dia da visitação" de igual modo os Israelitas comiam a páscoa vestidos para viajar naquela mesma hora. Também há uma certa pressa para que o pecador seja salvo, não deixando para outra hora a salvação que é tão necessária (Atos 17:30; Heb 3:7-11). O crente é um peregrino mas a vinda de Cristo é iminente, pode acontecer logo, com pressa trilhe o seu destino olhando para Jesus que logo virá (Heb 12:1,2; I Tess 5:2; II Ped 3:10).
Cristo é o "Cordeiro de Deus", a "nossa páscoa" (I Cor 5:7) em todas as maneiras. É proveitoso observarmos que Cristo cumpriu completamente todos os tipos e símbolos do sacrifício da páscoa sendo feito sacrifício por nós na sua própria pessoa (I Ped 2:24). Não foi a igreja o sacrifício, nem as suas ordenanças. Não foi obra de obediência por algum homem qualquer que é o sacrifício suficiente por nossos pecados. Tenha a plena certeza de estar confiando somente em Cristo para a salvação completa dos seus pecados pois somente Cristo agrada a Deus (João 12:28; Isa 53:11). Cristo é o Justo pelos injustos e leva para Deus os que estão nEle (I Ped 3;18). Cristo é o "Cordeiro de Deus". Pela fé, Ele também é o seu cordeiro?

Autor: Pr Calvin Gardner
















WordProject 





Juan

Capítulo:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 

13 14 15 16 17 18 19 20 21









passover lamb photo: Passover Lamb passover-lamb-wallpaper.jpg


Juan 1

29 El siguiente día ve Juan á Jesús que venía á él, y dice: He aquí el Cordero de Dios, que quita el pecado del mundo.

30 Este es del que dije: Tras mí viene un varón, el cual es antes de mí: porque era primero que yo.

31 Y yo no le conocía; más para que fuese manifestado á Israel, por eso vine yo bautizando con agua.

32 Y Juan dió testimonio, diciendo: Vi al Espíritu que descendía del cielo como paloma, y reposó sobre él.

33 Y yo no le conocía; mas el que me envió á bautizar con agua, aquél me dijo: Sobre quien vieres descender el Espíritu, y que reposa sobre él, éste es el que bautiza con Espíritu Santo.

34 Y yo le vi, y he dado testimonio que éste es el Hijo de Dios.

35 El siguiente día otra vez estaba Juan, y dos de sus discípulos.

36 Y mirando á Jesús que andaba por allí, dijo: He aquí el Cordero de Dios. 





2. JESUCRISTO
El Cordero de Dios  
(Juan 1:29,36) 












WordProject 






John

Chapter:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 

13 14 15 16 17 18 19 20 21








passover lamb photo: Passover Lamb passover-lamb-wallpaper.jpg


John 1

29 The next day John seeth Jesus coming unto him, and saith, Behold the Lamb of God, which taketh away the sin of the world.

30 This is he of whom I said, After me cometh a man which is preferred before me: for he was before me.

31 And I knew him not: but that he should be made manifest to Israel, therefore am I come baptizing with water.

32 And John bare record, saying, I saw the Spirit descending from heaven like a dove, and it abode upon him.

33 And I knew him not: but he that sent me to baptize with water, the same said unto me, Upon whom thou shalt see the Spirit descending, and remaining on him, the same is he which baptizeth with the Holy Ghost.

34 And I saw, and bare record that this is the Son of God.

35 Again the next day after John stood, and two of his disciples;

36 And looking upon Jesus as he walked, he saith, Behold the Lamb of God! 






 3.  JESUS CHRIST 
The Lamb of God
(John 1:29,36)





animated music notes photo: color mocing animated-staffcolorful.gif






United States of America


 LAMB OF GOD








Your only Son, no sin to hide
But You have sent Him from Your side
To walk upon this guilty sod
And to become the Lamb of God


Your gift of love, they crucified
They laughed and scorned Him as He died
The humble King, they named a fraud
And sacrificed the Lamb of God


Oh, Lamb of God, sweet Lamb of God
I love the holy Lamb of God
Oh, wash me in His precious blood
My Jesus Christ, the Lamb of God
I was so lost, I should have died
But You have brought me to Your side
To be led by Your staff and rod
And to be called a lamb of God


Oh, Lamb of God, sweet Lamb of God
I love the holy Lamb of God
Oh, wash me in His precious blood
My Jesus Christ, the Lamb of God


Oh, wash me in His precious blood
My Jesus Christ, the Lamb of God







Brazil


CORDEIRO DE DEUS






De Deus o filho a nós desceu
Pecado algum Ele cometeu
Ao caminhar no mundo atroz
Por nós se fez o Salvador


Na rude cruz Jesus morreu
Escárnios vis por nós sofreu
Sem questionar por nós se deu
Em sacrifício redentor


Ó Salvador, me entrego a Ti
Pois santo és, meu Redentor
Com sangue vem lavar meu ser
E me tornar qual Cristo é


Da morte Cristo me salvou
Ao seu redil levou-me então
Com seu cajado a me guiar
Tornou-me mais que vencedor


Ó Salvador, me entrego a Ti
Pois santo és, meu Redentor
Com sangue vem lavar meu ser
E me tornar qual Cristo é

Com sangue vem lavar meu ser
E me tornar qual Cristo é.














Leia a Bíblia - (Read the Bible)











Photobucket










Nenhum comentário:

Postar um comentário